A decisão de vacinar, ou não, os seus filhos é uma das decisões mais importantes que os pais tomam em relação à saúde e à vida deles. Portanto, nunca deve ser feita à pressa, sem consideração, mas sim após um exame aprofundado da questão.
O livro “Ideological Constructs of Vacination” aborda, com detalhes baseados em evidências, a instabilidade, a dúvida, muitas vezes até a falsidade, das alegações mais comuns, evidentes e profundamente enraizadas sobre vacinas - segurança, eficácia, testes e regulamentos rigorosos, etc. - retratando assim uma imagem perturbadora do funcionamento dos Estados e das Instituições Científicas. Foi elaborado por Mateja Cernic, PhD, e tem por base a tese de doutoramento da autora, com o mesmo título. É uma versão muito mais extensa, complementada e actualizada da tese.
A vacinação é considerada “a maior conquista da medicina”. É geralmente aceite que não é apenas seguro e benéfico para a população, mas muitas vezes também uma medida urgente, necessária e justificável que deve ser implementada, independentemente de quaisquer dúvidas potenciais expressas pelos indivíduos a ela submetidos. A justificativa, legalização e implementação da vacinação, incluindo a vacinação obrigatória, são baseadas principalmente nas seguintes alegações:
· A vacinação reduziu consideravelmente a mortalidade por doenças contagiosas.
· As vacinas são seguras e eficientes.
· Os efeitos adversos são raros, leves e temporários.
· As vacinas não causam doenças e danos a longo prazo ao corpo, especialmente o autismo.
· Uma criança pode receber qualquer número de doses sem nenhum dano.
· Os adjuvantes são seguros e inofensivos.
· O alumínio nas vacinas é equivalente ao alumínio nos alimentos.
· A vacinação é a melhor protecção contra infecções.
· Um nível suficientemente alto de anticorpos garante protecção contra infecções.
· A vacinação é a medida de saúde pública mais barata e eficiente.
· As vacinas fornecem imunidade colectiva, que nos protege contra surtos de doenças epidémicas perigosas.
· Os médicos conhecem muito bem as propriedades das vacinas.
· Os efeitos adversos são monitorizados e registados meticulosamente.
· As vacinas são testadas exaustivamente em estudos científicos rigorosos.
· As autoridades reguladoras mantêm um olhar vigilante sobre a segurança e a adequação das vacinas.
· Etc.
No entanto, uma análise detalhada dessas alegações mais comuns, evidentes e profundamente enraizadas sobre a vacinação mostra que, na verdade, elas são construções ideológicas, ou seja, construções baseadas em interesses da realidade que prevalecem sobre outras construções diferentes, devido a pressões sociais e políticas e ao poder económico que está por trás delas. Por outras palavras, uma análise minuciosa das afirmações mais comuns sobre a vacinação, usadas para justificar e até codificar a vacinação em massa obrigatória, revela que são duvidosas e, muitas vezes até, falsas.
O livro “Ideological Constructs of Vacination” está dividido em duas partes, que se complementam e se atualizam:
· Aspectos sociais da medicina e da vacinação
· Construções ideológicas da vacinação
Na primeira parte, a autora, Drª. Mateja Cernic, aponta os aspectos sociopolíticos da vacinação, desde a regulamentação legal da vacinação aos discursos e ideologias. Esta parte é importante, pois permite que os leitores conheçam as políticas e práticas de vacinação e ajuda a entender por que existem batalhas tão ferozes entre os defensores e oponentes da vacinação.
A segunda parte, com ênfase nas construções ideológicas da vacinação, representa o corpo principal do livro, onde as alegações mais comuns sobre a vacinação são sistematicamente analisadas. Apresenta, entre outras coisas, certos mecanismos através dos quais as vacinas influenciam um organismo (por exemplo, danificam o sistema nervoso e o sistema imunológico).
Muita atenção também é dedicada aos estudos que servem de base à atribuição de autorizações de comercialização das vacinas.
Todas as alegações são sistematicamente apoiadas por referências a artigos científicos, documentos governamentais e estatísticas oficiais.
Este livro é destinado a todos que desejam aprender mais sobre vacinação e procuram comprovação científica. Acima de tudo, destina-se àqueles que, até ao momento, não dedicaram atenção especial à vacinação, mas a aceitaram como uma medida médica evidente e não problemática.