Embora não haja qualquer relatório sobre uma reacção cruzada, alguns medicamentos fortes (como os anti-histamínicos ou os esteróides) poderão abrandar ou até impossibilitar a acção dos medicamentos homeopáticos. Os efeitos secundários dos medicamentos podem complicar a reacção esperada.
Os medicamentos homeopáticos têm efeitos secundários?
De um modo geral, os medicamentos homeopáticos não têm efeitos secundários porque a forma como actuam é bastante diferente da dos medicamentos convencionais. Teoricamente, é possível que uma pessoa particularmente sensível a um medicamento, mesmo quando tomada uma dose baixa, possa experimentá-lo sem correr qualquer tipo de riscos.
Quando é que devo parar de tomar o medicamento?
Quando nota uma melhoria dos sintomas deve aumentar o intervalo entre as doses. Se os sintomas desaparecerem, deixa de tomar. Se regressarem, retoma a medicação.
Durante quanto tempo devo tomar um medicamento até que se notem os resultados?
Não há uma regra geral que se aplique a toda a gente. Para sintomas agudos, deverá haver uma melhoria depois de 6 doses. Em casos crónicos, o paciente deveria pelo menos sentir-se um pouco melhor no prazo de uma semana, embora esses sintomas possam não ter ainda sofrido alterações. Se ao fim de duas semanas não houver qualquer melhoria talvez seja necessário seleccionar outro medicamento. Nesse caso, deverá falar com o seu médico.
E o tratamento de crianças?
Os medicamentos homeopáticos são perfeitamente seguros para crianças. Estas, de um modo geral, costumam responder melhor aos tratamentos homeopáticos do que os adultos. No entanto, à excepção de doenças simples como gripes e constipações, ou de problemas comuns associados, por exemplo, à saída dos dentes, a criança deve ser sempre vista por um médico homeopata antes de tomar qualquer medicação.
É verdade que substâncias fortes como a hortelã-pimenta ou a cafeína inibem o medicamento homeopático?
Foram feitos testes onde se juntaram o medicamento Apis com óleo de hortelã-pimenta pura e concluiu-se que esta apenas abrandava o efeito do medicamento nas primeiras 24 horas. O café, pelo contrário, corta o efeito de algumas substâncias, dependendo da potência e da pessoa, daí que os médicos homeopatas recomendem que se evite a cafeína. De maneira geral, o medicamento deve ser tomado meia hora antes ou depois das refeições - mas o médico dirá a cada paciente como tomar a sua medicação.