Na idade escolar podemos distinguir as crianças, de acordo com o seu temperamento, em quatro tipos fundamentais:
Criança Colérica: Fogosa, forte e dominadora, ousada até agressiva, de andar forte e compassado, que reage às oposições e é auto-suficiente. Para essas crianças a alimentação rica em folhas e talos é importante; não se deve dar aveia, e sim centeio e frutas. Também raízes, de preferência, cruas: cenoura, aipo e nabo. Deverão receber carne e leguminosas (ervilha, feijão, lentilhas) em poucas quantidades.
Criança Sanguínea: Leve, aérea, "borboleteante", distraída, esperta e ativa, em geral sem paciência para comer. Essascrianças deverão receber trigo, centeio, farinhas, fubá*, nozes, e mesmo carne para se tornarem mais ligadas à terra. Os doces devem ser evitados. As substâncias amargas são adequadas.
Criança Fleumática: Indolente, vagarosa, muitas vezes linfática, alegre e satisfeita de si e da vida, e tem muito interesse pela comida. Para essas crianças reduzimos os hidratos de carbono e as gorduras. Os temperos para elas deverão ser estimulantes e desidratantes. O leite também não é muito recomendado, mas quando dado , deve ser acidificado. Frutas ácidas e limão são muito indicadas; vegetais, principalmente raízes, e frutas (menos banana e abacate). Dos cereais podemos dar aveia e arroz temperado com curry, principalmente.
*farinha de milho
"Alimentação em diferentes situações de vida e idades" Gudrun Burkhard