18/07/12

Os cuidados com o recém-nascido (as cólicas)

Como vestir a criança? 
Como vimos anteriormente, o importante é manter o calor e alguma contenção. A criança arrefece com facilidade. O uso de materiais sintéticos não é indicado porque ou aquece em demasia ou arrefece, fazendo suar em vez de aquecer. O uso de roupas simples de algodão ou lã parece ser pois o mais apropriado para o bebé. 

Como devo alimentar o bebé? 
O bebé deve ser naturalmente amamentado pela sua mãe. O leite materno é o alimento por excelência que permite o desenvolvimento mais harmonioso. 

Quando devo dar banho? 
O banho diário, além de retirar a camada de gordura preciosa tanto para a protecção da pele como para a manutenção de uma temperatura estável, levando o bebé a arrefecer, deverá ser evitado.  Deve dar-se banho 2 ou 3 vezes por semana, conforme a altura do ano em que a criança nasceu. Deve usar-se um bom óleo (como o de calêndula, por exemplo) para manter a pele protegida.

A criança chora, o que fazer?
Se partirmos do princípio que a criança é saudável e está num desenvolvimento sadio, o choro é uma manifestação de fome ou de desconforto. O desconforto pode dever-se a ter arrefecido, por ter a fralda molhada ou cólicas. 
As cólicas estão normalmente relacionadas com a imaturidade do aparelho digestivo, que reage à alimentação materna - é importante, nestes casos, rever a alimentação da mãe, pois certos alimentos ingeridos passam naturalmente para o leite e podem provocar alterações. Por vezes a criança ingere ar, o que depende, entre outros factores, do ambiente à volta da amamentação. Resolve-se colocando a criança para arrotar, sem esquecer que cada criança tem o seu tempo. 
Também o frio (troca lenta de fraldas ou estar vestido de forma inadequada) é um factor que desencadeia cólicas. Não nos podemos esquecer que o bebé não foi feito para seguir a moda mas sim para estar confortável. 
Nestas situações a compressa de camomila está indicada, assim como o chá de funcho e de camomila, bebidos pela mãe.